Como se livrar do mofo na parede?

Um dos problemas mais comuns em casas e apartamentos é o mofo. Na parede da sala, no banheiro, na cozinha, nos quartos, sempre tem um ambiente com aquela parede cheia de manchas escuras que acabam com qualquer decoração. E como resolver? Pintar a parede de novo? Colocar um quadro ou uma estante na frente para disfarçar?

Primeiro é preciso entender o problema. Mofo ou bolor são causados pela ação de fungos. As manchas ou pontos negros, cinzentos ou marrons precisam ser removidos corretamente, caso contrário continuarão a crescer sob o novo revestimento, comprometendo a qualidade da pintura e do acabamento.

 O mofo prolifera em ambientes quentes, úmidos e com pouca luminosidade. Despensas, banheiros e quartos sem ventilação estão entre os locais favoritos. Onde há umidade em excesso pode haver mofo. E essa umidade pode vir de um encanamento furado, de banhos quentes – onde ocorre um excesso de vapor com pouca ventilação – e em regiões onde tenha muita umidade do ar.

Geralmente as manchas aparecem nas paredes e/ou no teto, mas é importante observar que a porta de entrada da água na casa está nos alicerces e lajes de cobertura, por isso estas áreas devem ser impermeabilizadas sempre. E é aqui que aparece a primeira dica: prevenir é a melhor solução. Uma impermeabilização eficiente protege a casa de toda a umidade e o ideal é que seja feita antes do acabamento.

 Mas e se o problema já existe, como solucionar? Para recuperar uma parede mofada o primeiro passo é realizar a limpeza e a desinfestação do local. Após a secagem deve-se utilizar produtos de impermeabilização específicos para combater e proteger a parede contra a umidade.

Nesta etapa a Mosaico São Tomé indica o Vedatop Rodapé, que pode ser aplicado diretamente sobre tijolos, concreto e rebocos com acabamento (não é necessário remover o revestimento da parede até chegar na alvenaria). Outra vantagem é a espessura, encorpada como uma argamassa, que tem alta aderência facilitando a aplicação, além de já vir na cor branca, assim se a parede já for desta cor não é necessário pintar.

 É importante lembrar que a umidade pode estar vindo de fora. Neste caso é fundamental impermeabilizar as paredes externas e a laje para evitar que a água entre em sua casa. O Vedapren Parede é o mais indicado, pois protege das possíveis consequências das batidas de chuva e afasta o risco de pequenas fissuras, evitando que a umidade externa alcance a superfície interna das paredes e dos rodapés. Com ele também é possível eliminar algumas etapas da obra, pois o Vedapren Parede sela, impermeabiliza e dá o acabamento, disponível em oito cores. 

Para a laje a Mosaico São Tomé recomenda o Vedapren Branco ou o Vedapren Fast, ambos cobrem a estrutura com uma proteção impermeável, tem grande durabilidade e alta resistência a intempéries, além de refletir os raios solares, reduzindo o calor absorvido, contribuindo para uma temperatura mais agradável na casa.

A última dica é também uma das mais importantes. Se a umidade e o bolor estiverem em um processo muito severo, comprometendo a resistência da argamassa, com esfarelamento ou desplacamento da parede, pode estar acontecendo um problema mais grave. Neste caso o ideal é contar com a ajuda de um especialista para avaliar a situação e indicar o procedimento mais adequado.

OBS: Nossos revestimentos MOSAICOS EM PEDRAS NATURAIS E REVESTIMENTOS 3D também ajudarm á sanar esse problema que está presente em mais de 80% dos lares. 

Em caso de dúvidas, a Mosaico São Tomé disponibiliza um telefone direto ao consumidor (35) 3226 1122.