Como limpar pedra são tomé?

 

Limpeza periódica (semanal ou quinzenal)

  Tanto em paredes quanto em pisos, por meio de escovação. Para tanto, utilize esfregões ou vassouras de cerdas macias e uma solução de detergente neutro diluído em água. Evite o excesso de água na lavagem e nunca aplique o detergente diretamente sobre a pedra, porque essas ações podem ocasionar manchas no material

Limpeza eventual

 Deve ser feita, em média, a cada três meses - de lavadoras de alta pressão (sem a adição de produtos químicos) para a higienização mais pesada de superfícies naturais não polidas. Contudo a utilização frequente (para a limpeza cotidiana) desses equipamentos pode levar à desagregação de minerais do material rochoso e comprometer a durabilidade do revestimento. Portanto, moderação no emprego desse recurso é a palavra de ordem.

OBSERVAÇÕES 

Nunca faça uso de produtos abrasivos ou quimicamente agressivos como soda cáustica, álcool, querosene, removedores e solventes sobre pedras rústicas. Limpe apenas com agentes que detenham pH neutro. Substâncias ácidas ou alcalinas podem promover reações químicas com os minerais presentes na composição da rocha e resultar na descoloração da superfície, por exemplo.

 Óleos, graxas, gasolina, terra, tintas em geral ou outras substâncias como vinagre, limão, refrigerante e vinho tinto, derramados sobre o revestimento, devem ser removidos e limpos com água e detergente neutro com a maior rapidez possível, para evitar o aparecimento de manchas.